- Visitantes -

Templates

Necessidades no local certo

A questão do banheiro é um dos desafios que os donos enfrentam no primeiro momento em que trazem o cachorro para casa e, se não for bem trabalhado desde o começo pode se arrastar por meses, ou mesmo anos desagradáveis de sujeira e mau cheiro pela casa e insatisfação de todo mundo. Por isso eu gosto de começar sempre por aqui. Você agora tem uma idéia mais clara de como o método de reforço positivo funciona.

Quando treinamos um cachorro a ir ao banheiro no lugar certo, a prevenção é o melhor remédio. Veja este exemplo: quando o cachorro ‘faz’ em casa, normalmente você chega da rua, descobre o acidente e dá uma bronca no cachorro. Infelizmente o cachorro não tem a menor idéia do que você está falando. A cabecinha dele deve estar pensando: “Eu vejo que tem xixi no chão e isso é ruim”. Mas ele não compreende que a urina está lá porque ele fez ali, e você não quer que ele faça xixi no chão. Esse é o motivo que muitos donos de cachorros me dizem “ele sabe que fez coisa errada, ele Pica todo encolhido com o rabo no meio das pernas, mas continua fazendo”. Quando ele faz xixi no chão, cachorro não sabe que ele fez algo errado. É só quando ele se vira e vê xixi no chão que ele pensa: “Ai ai ai, tem xixi aí no chão, ele vai fica bravo, então ele já Pica com medo. Medo não é uma boa forma de ensinar.

Algumas Regras Básicas

Para o seu filhote, não existe lugar certo ou errado para ir ao banheiro. Quando ele sente vontade, é natural fazer ali mesmo. Cabe ao dono ensinar qual é o lugar certo e reforçar quando ele acerta.

Comece a ensinar seu cachorro assim que ele chegue em casa. Não espere até que ele tenha 3 ou 4 meses, como se acreditava no passado. O instinto natural do cachorro é manter limpo o lugar onde ele come e dorme. Vamos usar esse instinto de higiene a nosso favor.

No começo, seu filhote deve ser constantemente supervisionado e ficar limitado a uma área específica da casa, por ex: a sala de estar ou de jantar quando você estiver em casa e a lavanderia ou área de serviço quando o cão estiver sozinho. Ele só deve andar livre em outras partes da casa, quando estiver completamente treinado. O cachorro pode se confundir com espaços muito diferentes e também previne acidentes nos quartos ou áreas acarpetadas, etc.

Entenda que filhotes não conseguem segurar por muito tempo. É importante que você adote um horário para dar comida e água para seu cão. Alimente‐o todos os dias na mesma hora (nunca perto da hora de dormir) e retire a água e comida antes de você ir para a cama (não se esqueça de encher a vasilha de água assim que você acordar). Seu cão vai entrar nessa rotina e "o que entra no horário, sai no horário". Entendeu, né?!

Nunca dê uma bronca ou bata no seu cachorro quando ele 'fizer' no lugar errado. Como falamos acima, isso só vai fazê‐lo associar que 'fazer' perto de você é errado, e ele vai sempre querer fazer escondido, o que faz o treinamento muito mais difícil.

Treinando seu filhote a usar o banheiro FORA de casa, passo a passo

Esse método é para ser usado toda vez que você estiver em casa. Siga‐o o melhor que puder.

Alguns cachorros vão aprender em poucos dias, outros podem demorar algumas semanas, depende do seu cão. Tenha um pouco de paciência, vai valer à pena.

1. Mantenha seu filhote em um cercado ou gaiola, ou até na coleira presa à sua cadeira quando estiver trabalhando em casa . Seu filhote não pode andar solto pela casa neste estágio, ele deve estar sempre confinado. Leve seu filhote ao banheiro a cada 60 minutos.

Leve‐o também 15 minutos depois de comer (a maioria dos filhotes faz cocô 15 a 30 min. depois de comer), assim que ele acordar de qualquer soneca e logo antes de dormir à noite.

Carregue‐o ou leve‐o na coleira, mas vá direto ao lugar escolhido, não demore porque eles são rápidos na hora de fazer cocô. Leve com você um petisco para usar como reforço.

2. Escolha um lugar fora de casa para ser o banheiro de seu cão. Pode ser no seu quintal, em uma praça, ou na rua. O importante é que seja sempre o mesmo local e lógico, que você recolha os dejetos depois. Se você for usar seu quintal como banheiro, escolha uma área adequada e sempre leve o cachorro no colo ou na coleira até essa área. Não adianta levar seu cão só até a porta do quintal, você tem que levá‐lo até o lugar certo. Só assim, ele vai aprender aonde ele deve ‘fazer’.

3. Outra coisa importante é aprender os sinais que ele te dá. A maioria dos cachorros, quando precisa ir ao banheiro, fica agitado, começa a farejar o chão, late, ou quer ir até a porta. Toda vez que você perceber esses comportamentos, leve‐o para fora imediatamente.

4. Quando chegar à área designada, ande para lá e para cá, ou em círculos. Não fique olhando para o cachorro ou lhe dando atenção. Lembre‐se, esta não é hora de brincar, o único motivo que vocês estão no quintal ou passeando na rua é para ele ir ao banheiro.

5. Se o seu cão 'fizer', você ao mesmo tempo repete uma palavra‐comando que você quer que seu filhote associe com o ato de ir ao banheiro. Eu uso "agora pode!", mas escolha qualquer palavra ou frase curta que funcione para você e use sempre a mesma. Na mente do cachorro, você está criando uma associação entre "agora pode" e ir ao banheiro.

Continue repetindo a palavra‐comando e no instante que ele terminar o serviço, elogie‐o entusiasmadamente e lhe dê o petisco. Deixe claro que você está muito feliz com ele, que ele é o melhor cachorro do mundo! Se depois de 3 ou 4 minutos, ele não mostrar sinais que precisa ir ao banheiro, traga‐o de volta à casa, coloque‐o no seu cercado, tente de novo em 20 minutos.

6. Toda vez que ele fizer seu serviço no lugar certo, elogie, reforce e passeie ou brinque um pouco com ele antes de voltar para casa. Você não quer que ele associe 'fazer' com acabar meu passeio.

Quando dentro de casa, deixe‐o sempre no cercado. Eu sei que dá trabalho no começo, mas continue com essa rotina dos 60 minutos e você será recompensado logo logo com um cachorro bem treinado.

7. "E à noite?" Eu sei que você está se perguntando. Bom, primeiro não alimente seu cão pelo menos duas horas antes de ir dormir e retire a água durante a noite (não se esqueça de encher a vasilha logo que acordar). Você vai precisar colocar seu despertador uma, ou talvez duas vezes durante a noite e levar o filhote ao banheiro. Isso é importante, simplesmente leve‐o para fora como sempre e volte direto para a cama. Nessa idade, é fisicamente impossível para seu filhote segurar uma noite inteira.

Brevemente, vocês dois estarão dormindo a noite inteira.

8. Se você pegar o seu filhote no ato de fazer xixi ou cocô dentro de casa, interrompa‐o falando firmemente "Não!" só uma vez ou bata uma palma forte, uma só. Não dê bronca, apenas seja firme e leve‐o para o lugar de sempre. Se ele continuar a fazer lá, elogie e reforce como sempre.

Limpe o acidente com algum neutralizador de odor que não contenha amônia.

É importante eliminar todo o cheiro, porque os cachorros procuram o lugar de ir ao banheiro pelo cheiro.

9. Quando você não está em casa, deixe‐o em uma área como a lavanderia ou área de serviço, e coloque a caminha, água fresca, brinquedos e uma área coberta com jornal diametralmente oposta à caminha e a água. Ele vai procurar fazer suas necessidades o mais longe possível de onde ele dorme. Quando chegar em casa, remova o jornal, coloque o cão no cercado e retome a rotina dos 60 minutos.

10. Desde filhote, em qualquer momento que você estiver com ele, brincando na sala ou assistindo TV e ele latir, você o leva para o banheiro. Toda vez que ele latir, você o leva para o jornal na lavanderia ou põe a coleira e leve‐o ao quintal na rua, aonde quer que seja o banheiro dele. Lembre‐se que esta não é hora de brincar, então siga a rotina descrita acima.

Com isto você vai ensiná‐lo a latir quando ele precisar ir ao banheiro.

Vou te dar um exemplo de um casal que trabalha fora o dia todo. O filhote dorme no cercadinho, sem água ou comida.

Vocês acordam de manhã, levam o filhote imediatamente ao banheiro, enchem a vasilha de água e dão o café da manhã dentro do cercadinho. Dali a 15 ou 30 min. ele vai precisar ir ao banheiro de novo e queremos mantê‐lo no cercado durante este período até ele ficar com vontade. Provavelmente ele não vai querer fazer ali e vai segurar. Neste tempinho, você vai fazendo sua rotina da manhã. Antes de sair,

você o leva ao banheiro novamente e dá um passeio mais longo para fazer um pouco de exercício. Na volta você vai deixar o filhote na lavanderia, onde ele tem um pouco mais de espaço, a caminha e a água num canto e o jornal no outro.

Um dos dois volta para casa na hora do almoço e repete a mesma rotina. Leva o filhote ao banheiro logo que chega e dá o almoço dentro do cercado. Depois de 15 à 30 min. você o leva para o banheiro novamente. Essa pode ser uma boa hora para um passeio mais demorado para ele fazer um pouco mais de exercício. Limpe a lavanderia, troque o jornal e deixe uma folha suja por cima, assim ele pode ir atrás desse cheirinho. Deixe‐o na lavanderia durante a tarde.

Quando chegar do trabalho à noite, repita o processo: banheiro, jantar no cercado, trinta minutos de espera, banheiro de novo. Daí o filhote volta para o cercado ou este é o momento de brincar com vocês, interagir com o filhote. Mas lembre‐se de levá‐lo ao banheiro a cada 60 minutos e não deixe ele andar livremente pela casa. Enquanto vocês estão em casa, ou ele está com vocês sendo supervisionado ou ele está dentro do cercado.

Treinando seu filhote a usar o banheiro DENTRO de casa, passo a passo:

1. Escolha a área de sua casa onde você que seja o banheiro de seu cachorro. Pode ser um canto da área de serviço, ou um pequeno banheiro, etc. Piso frio é o ideal.

2. Cubra toda a área com algumas camadas de jornal. Se você mantém a caminha e a água em um canto desta área, não há necessidade de forrar esse canto, mas o resto do espaço deve ser forrado.

3. Quando seu filhote faz xixi ou cocô no jornal e você está presente, sempre o elogie com bastante entusiasmo. De preferência dê‐lhe alguma guloseima. Você quer que ele entenda que ‘fazer’ ali deixa você feliz. Se você não estiver presente no ato, não adianta elogiar, pois o filhote não vai associar o que ele fez com o seu reforço.

4. Remova as folhas de papel sujas imediatamente e reponha com folhas limpas. Mas, guarde umas das folhas que esteja ligeiramente molhada e coloque sobre as outras no canto desta área que futuramente você quer que seja o lugar definitivo para ser o banheiro. O filhote vai se orientar pelo cheiro neste canto e deve ‘fazer’ cada vez mais perto desta área que você designou.

5. Depois de um tempinho, ele vai se acostumar a ‘fazer’ apenas no jornal e vai procurar pelo jornal todas as vezes que tem vontade. Você perceberá que ele vai acabar escolhendo um local preferido, e preferencialmente este é o local no qual você sempre deixa o jornal com o ‘cheirinho’ para ele. Em geral, este canto é o mais longe possível da caminha e da comida.

6. Agora é a hora de retirar um pouco do jornal desta área, você vai começar a reduzir a área coberta. Comece retirando jornal das partes onde ele normalmente não faz. Agora a lavanderia vai ter a caminha e a água de seu filhote e uma pequena área em volta sem jornal. O seu filhote deve continuar fazendo só no jornal ‐ senão dê um passo para trás e cubra toda a área por mais uns dias. Continue tirando o jornal gradativamente até que haja apenas uma ou duas folhas no canto que você quer que seja o definitivo. O resto da lavanderia agora estará descoberto.

7. Quando o filhote estiver fora da lavanderia, lembre‐se de levá‐lo para lá a cada 30 ou 60 min. (depende do cachorro) para ele ter uma oportunidade de usar o banheiro. Outra coisa importante é aprender os sinais que ele te dá. A maioria dos cachorros, quando precisa ir ao banheiro, fica agitado, fareja o chão, late, ou quer ir em direção ao seu banheiro. Toda vez que você perceber esses comportamentos, leve‐o para lá imediatamente.

8. Se você pegar o seu filhote no ato de fazer xixi ou cocô no lugar errado, interrompa‐o falando firmemente "Não!" só uma vez ou bata uma palma forte, uma só. Não dê bronca, apenas seja firme e leve‐o para o lugar de sempre. Se ele continuar a fazer lá, elogie e reforce como sempre. Limpe o acidente com algum neutralizador de odor que não contenha amônia.

9. Se eventualmente você pretende treinar seu cachorro a usar o banheiro do lado de fora, vá movendo gradativamente as folhas de jornal na direção da porta e finalmente para fora. Seu cachorro vai seguir o jornal.

10. Se o filhote começar a rasgar o jornal quando você estiver fora, você pode prender o jornal no chão com uma fita crepe e/ou borrifar um pouco de água sobre o jornal. O jornal levemente umedecido faz menos barulho e deve ser menos interessante ao seu cão.

11. Desde filhote, em qualquer momento que você estiver com ele, brincando na sala ou assistindo TV e ele latir, você o leva para o banheiro. Toda vez que ele latir, você o leva para o jornal na lavanderia ou põe a coleira e leve‐o ao quintal na rua, aonde quer que seja o banheiro dele. Lembre‐se que esta não é hora de brincar, então siga a rotina descrita acima.

Com isto você vai ensiná‐lo a latir quando ele precisar ir ao banheiro.

6 comentários:

  1. Prezado Juscelino, esta técnica exige bastante paciência e persistência mas é uma das melhores técnicas. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma cadela de raça pastor belga com serra da estrela já fiz de tudo mas ela é impossivel levo p o quintal dou comida apenas duas vezes ao dia e alem disso ela chora muito quando a deixo lá fora ela tem apenas 2 meses o que faço p ensina-la pois já fiz de tudo

    ResponderExcluir
  3. Olá Elizabeth. aos 2 meses o filhote é relutante quanto ao fato de fazer as necessidade em um determinado local, isso vai exigir bastante do proprietário. Deves observar o filhote para saber quanto tempo após as refeições ele costuma evacuar, esse tempo tem uma pequena variação de cão filhote para filhote. Após saber o período médio em que a evacuação acontecer deves leva-lo para o pátio e ficar junto dele até que ele consiga evacuar. Nesse exato momento deves elogiar intensamente com afagos e carinhos (também pode ser com petiscos). Temos um filhote de Australian que já vai fazer 3 meses e só agora está começando a entender bem essa questão do local "certo". Não desista, nesse momento é extremamente importante a persistência e acima de tudo, a paciência. podes ter certeza que ele vai aprender. Forte abraço,. Adestratchê - Adestramento e Hospedagem de Cães

    ResponderExcluir
  4. Coloco jornal para minha cachorrinha fazer o xixi, mas ela sai arrastando o jornal pelo quarto e depois começa a pica-lo. O que devo fazer

    ResponderExcluir
  5. Tenho um bulldog francês, peguei ele agora com 4 meses de uma casa que ele não se adaptou, ficou lá por apenas 2 semanas, lá ele fui informada que ele estava fazendo xixi e cocô no banheiro em cima do jornal, mas aqui e coloco na varanda e ele não faz de jeito nenhum e não queria coloca no banheiro. O que devo fazer, ele não faz de jeito nenhum cocô na nossa frente, só escondido.
    Me ajudem por favor,já fechei a varanda e deixo ele lá e ele não faz por nada

    ResponderExcluir