- Visitantes -

Templates

SOCIALIZAR FILHOTES

A sociabilização é uma etapa muito importante que prepara o filhote para se relacionar com seu grupo e conseguir viver na sociedade. O período mais intenso é de seu nascimento até os três meses de idade. Nesta fase, o filhote está mais aberto a viver as novas experiências, sem receios e traumas.
O treino deve envolver tantos objetos, situações e pessoas das mais diferentes possíveis.
Sociabilizar o filhote estimula os cincos sentidos: a exposição a barulhos diversos para a dessensibilização da audição, (ouvir, captar sons); a visão, (ver, observar contornos e formas); o olfato (identificar cheiros diversos); o paladar (sentir gostos diferentes) e o tato, (sentir os objetos, calor e frio), neste caso sentir o piso frio, mais quente, o gramado, o asfalto…
O treino deve envolver tantos objetos, situações e pessoas das mais diferentes possíveis. Apresente seu novo filhote a uma grande variedade de indivíduos, incluindo idosos, crianças, homens, mulheres, pessoas de etnias diversas, pessoas com boné, com óculos, de barba, cadeirantes, pessoas que utilizam bengalas, pessoas usando patins, skate, etc… Quanto mais diversificado, menor a chance do cão se assustar ou ficar desconfiado e até agressivo (por medo) com algum específico de indivíduo.
É importante associar esta apresentação a coisas prazerosas, como carinhos e petiscos. O processo é bastante simples, mas requer tempo, pois deve ser feito gradativamente. Você deve preparar o filhote para lidar com novas experiências e desafios que inevitavelmente surgem ao longo da vida, de forma adequada e de forma gradual, sempre recompensando o bom comportamento. Comece aos poucos, com locais mais tranquilos. Depois leve seu cachorro para centro comerciais, parques e locais com muitas pessoas e muitas atividades.
Apresentar o cachorro a objetos também é super importante! Caixas, cadeiras, bolsas, a caixa de transporte onde ele terá que ser transportado, vassouras, baldes e rodo, além de todos os objetos que ele irá conviver em casa. Os aparelhos que fazem ruídos altos, como liquidificador, batedeira e aspirador de pó também devem ser dessensibilizados… De forma gradual, ligue os aparelhos, sem assustar o cachorro. Enquanto o aparelho estiver ligado dê petiscos e brinquedos, e converse com seu animal. Você pode também levar seu filhote para dar uma volta de carro, quando o cão já tiver acostumado com o veículo. Pare o carro e deixe ele ver o mundo passar através da janela para o cãozinho conhecer.
Incentive seu filhote a explorar e investigar o ambiente, apresente também novos sons e barulhos, fale com voz baixa, fale com uma voz grossa, ligar a televisão, o rádio, etc… se seu animal mostrar algum sinal de medo, como por exemplo: você mora do lado de um estádio de futebol, procure “gravar” o barulho dos fogos, e dos torcedores, e bem baixinho coloque para seu animal ouvir, brinque com ele, recompense, lembrando que devemos elogiar o animal pelo bom comportamento.
A sociabilização de um filhote de cachorro é um ingrediente essencial na construção do “vínculo” que você vai compartilhar com seu animal para sempre. O tempo que você “gasta” hoje, com esse processo, será muito bem recompensado, pois uma sociabilização adequada pode ajudar e muito na prevenção de problemas comportamentais indesejados como latidos em excesso, mastigação de objetos, ansiedade de separação e agressividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário