- Visitantes -

Templates

Ovelheiro Gaúcho

O Ovelheiro Gaúcho é uma raça originária dos pampas gaúchos, no Brasil. Não é reconhecida pela FCI, sendo apenas padronizada pela CBKC. Ele é muito resistente e ágil, fazendo-o um cão ideal para as atividades que exerce.
O Ovelheiro foi e ainda é grandemente utilizado para o pastoreio de ovelhas e de outros rebanhos, e para o trabalho no campo gaúcho, atividades tradicionais nessa região do país.

Aparência
Morfologicamente são parecidos com o Border Collie. Seu tamanho e estatura são medianos. A pelagem não é muito longa.

Temperamento
Não é um cão agressivo, mas é muito bom para cão de alarme, pois late com qualquer ruído estranho, apesar de dificilmente atacar o invasor. É inteligente, e se adapta fácil para entender aos comandos, não sendo agressivo com o rebanho. Com as pessoas com quem convive é dócil e amigável. Deve ter recebido este nome exatamente por auxiliar no manejo dos rebanhos de ovelhas, sem que ataque ou machuque os animais. Uma outra sub-raça, originada do cruzamento com pastor alemão é bastante inteligente, porém tem uma tendência muito forte de atacar animais menores.

História
Esta raça foi originada no Rio Grande do Sul ao acaso, sem qualquer planejamento que não fosse a utilidade em serviço. O Ovelheiro descende de cães de pastoreio, como Border Collie, o Collie e cães da região sem raça específica que apresentavam aptidão ao pastoreio, que foram empregados desde os tempos do descobrimento, quando os campos gaúchos foram sendo enriquecidos com animais de fazenda, como bois, cavalos e ovelhas. É comum achar no Rio Grande do Sul muitos cães parecidos com o Ovelheiro Gaúcho, tanto de rua como domésticos.

3 comentários:

  1. Passei por aqui para divulgar um blog que montei sobre a história desta raça. Quem quiser pode acessar www.ovelheirogaucho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. quero comprar um filhote desta raça, moro em belem , por ventura há criadores especializados no Pará?se não houver como faço para adquirir

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Sucesso para a nossa raça Ovelheiro Gaucho!
    Tenho ninhadas disponiveis, pode-se acessar pelo site:

    http://canilmuuripa.wordpress.com/

    Felipe Rosa Cunha

    ResponderExcluir