- Visitantes -

Templates

Latidos em excesso

Cachorros latem por diversas razões e às vezes pode ser demais. A principal razão é realmente uma necessidade de comunicar algo, e quando essa comunicação vira um problema, temos que explorar os motivos.

Os principais tipos de latidos:

ABORRECIMENTO
Ficar sozinho por longos períodos de tempo é difícil para a maioria dos cães. Eles latem para se entreterem e aliviar seu aborrecimento, seu ‘saco cheio’ (desculpem o termo). Nesse caso o cão late sem parar por muito tempo de uma maneira monótona, sem mudança de freqüência, tom ou volume.

ALEGRIA
Quando o cão está alegre os latidos são um pouco mais agudos e animados. Ele está contando ao mundo que ele está feliz, e também abana o rabo, pula para lá e para cá, abaixa o peito dobrando os cotovelos mantendo o traseiro para cima.

ALERTA
O latido de alerta é grave e rouco, o cachorro quer passar a impressão que é maior do que realmente é. Em geral, os pelos na coluna se arrepiam, e eles assumem uma postura agressiva inclinando‐se para frente com o rabo rígido e orelhas levantadas.

IR AO BANHEIRO
Quando o cachorro precisa ir ao banheiro ele anda pela casa, às vezes em círculo, farejando o chão e às vezes até geme. O latido nesse caso é curto e repetitivo se você não dá atenção.

FOME
Da mesma forma que o latido do banheiro esse é um latido curto apenas para chamar sua atenção para alguma necessidade dele. Muitas vezes eles ficam agitados, correndo e pulando.

CHAMAR ATENÇÃO
Quando o seu cachorro quer brincar ou quer entrar em casa ou quer apenas chamar sua atenção ele late de uma forma irregular. Late uma vez, depois duas, depois mais algumas, até conseguir sua atenção.

Como resolver o problema:

Aborrecimento
Imagine que você ficasse confinado no mesmo espaço todos os dias, sozinho na maior parte do tempo, sem absolutamente ninguém com quem interagir. Seja dentro de casa ou apartamento, ou em uma pequena área de serviço, pátio, corredor, ou mesmo um quintal.
Seria como ir para a cadeia, certo? Preso, sempre no mesmo lugar, sem ver ninguém. Você ia ficar maluquinho, subindo pelas paredes, destruindo tudo à sua volta e ia começar a falar sozinho com amigos imaginários apenas para suportar ver o tempo passar.
Lembre‐se que cachorros são animais gregários, que vivem em matilhas na natureza. A solidão é uma espécie de cadeia para o seu cão. Ele muitas vezes late por longos períodos só para aliviar a solidão, só para passar o tempo e gastar um pouco de energia acumulada.
O seu cachorro está precisando de mais atenção e mais exercício. O próprio adestramento vai ajudar a aliviar a necessidade de seu cão interagir com você e gastar energia. Durante o adestramento ele está recebendo sua atenção exclusiva, que é a coisa que ele mais gosta nesse mundo. Ele também vai usar a cabecinha dele para aprender coisas novas. Em geral, eles adoram as aulas, a interação, os elogios, os carinhos e os petiscos. Isso vai certamente diminuir o aborrecimento de seu cão.
Seu cachorro precisa de exercício diário.
Se seus vizinhos reclamam que seu cachorro late o dia inteiro, um programa de exercício vai ajudar muito. Acorde 30 minutos mais cedo e leve seu cão para passear logo pela manhã, um pouco depois do café da manhã dele e antes de você sair para o trabalho. Vai ser um ótimo exercício para vocês dois e passear com o dono é sempre um momento especial para o cachorro. É estimulante, ele vai sair do cantinho dele, vai ver e cheirar coisas interessantes, lugares diferentes.
Leve‐o para parques onde ele possa interagir com outros cães. Ele vai começar o dia mais satisfeito e feliz e não vai ter tanto motivo para latir.
Volte para casa na hora do almoço e dê mais uma caminhada com ele. Se você não tiver condições, peça para algum parente ou amigo para ajudar nesta hora. Em grandes cidades há até profissionais que levam cachorros para passear. E leve mais uma vez para uma voltinha quando chegar em casa. Seu cachorro vai agradecer e até controlar o banheiro vai ficar mais fácil, pois ele terá mais oportunidades de fazer na rua.
Dê mais brinquedos para ele se divertir durante o dia, bolas, brinquedos para morder, pendure um bichinho ou bola em um poste no meio do quintal em uma altura que ele só alcança se der um pulinho. Ele vai passar horas pulando e jogando essa bola ao redor do poste.
Outra alternativa é fazer um tanque de areia para ele, um lugar que ele possa cavar e esconder coisas. Essa estratégia é particularmente útil para cães que gostam de cavar e destroem seu jardim. Com o tanque de areia eles têm o lugar certo de cavar e vão deixar seu jardim em paz.

Alegria
Você não deve esperar que seu cachorro pare de latir completamente. Essa é a maneira dele se comunicar e em algumas situações deve ser permitido. Deixe-o latir um pouco antes de pedir para ele ficar quieto.

Alerta
Esse é um caso que você quer que seu cachorro lata. Se houver alguma ameaça a ele, a você ou sua casa, você quer que ele dê o aviso. Mas às vezes isso se torna um problema quando ele late para todos que passam na rua, para o carteiro, o caminhão de lixo. Aqui você pode aplicar as técnicas de ficar quieto que vou ensinar logo abaixo.

Ir ao banheiro
Eu considero esse latido extremamente positivo. Não seria ideal se seu cachorro te pedisse toda vez que ele quisesse ir a banheiro? Preste atenção ao seu cão e descubra se ele está pedindo para sair quando ele está latindo.
Como eu comentei no capítulo do banheiro, eu recomendo que você estimule esse comportamento no seu cachorro. Desde filhote, quando você estiver brincando com ele na sala ou assistindo TV e ele latir, você o leva para o banheiro. Toda vez que ele latir, você o leva para o jornal na lavanderia ou põe a coleira e leve‐o ao quintal na rua, aonde quer que seja o banheiro dele. Lembre‐se que esta não é hora de brincar, então siga a rotina descrita no artigo “necessidades no local certo”.

Fome
Da mesma forma que a alegria, um pouco de latido deve ser sempre permitido.

Chamar atenção
Esse é o caso em que seu cachorro late apenas para chamar sua atenção, seja porque ele quer brincar, ou quer entrar na casa ou qualquer outro motivo. Nesse caso você tem que usar a tática de ignorá‐lo, vire‐se de costas, não fale com ele. Nunca lhe dê atenção quando ele late apenas para chamar sua atenção.
Imagine se você fosse um cachorro e estivesse fora de casa sozinho e aborrecido. Você late umas poucas vezes e seu dono vem "Chico, o que foi? Fique quieto!", Eu latiria muitas vezes mais, para ele vir de novo e de novo. Agora se ele late cem vezes e você não vem, depois mil vezes, depois duas mil vezes e nada de você aparecer, uma hora ele para.

Vou tentar dar um exemplo ainda melhor: Você está em casa assistindo sua TV tranqüilo e seu cachorro late por cinco segundos. Você não quer incomodar a vizinhança, então se levanta e deixa-o entrar. Então o cachorro aprende: se eu latir cinco segundos, ele me deixa entrar.

Nos dias que se seguem, ele faz de novo, e você tenta ignorá‐lo. E ele late e late sem parar, até que você não agüenta mais, vai lá e grita com ele. Bom, o cachorro não fala português, ele não entende que você está mandando ele ficar quieto. Para ele você está todo animado, falando alto e latindo de volta para ele. Agora ele aprendeu que se ele latir dois minutos você vem, brinca com ele de latir e deixa-o entrar. Isso vai piorando, e piorando, e logo ele está latindo 15 ou 30 minutos direto, e sem perceber você treinou seu cachorro a latir sem parar.

Aqui você precisa ser consistente. Vou dar outro exemplo: no Sábado de manhã você está todo animado cheio de energia e quer brincar com seu cão. Aí ele late e você vai e faz a maior festa e joga bola e leva para passear. Agora no meio da semana você está saindo para trabalhar de manhã na correria, ele late e você o ignora. “Agora não tenho tempo para brincar, Chicão”. Aí na sexta‐feira você chega do trabalho exausto, de mau humor, o trânsito estava péssimo. Ele late e você explode, dá a maior bronca nele.

Para o cachorro há três respostas diferentes. 1/3 das vezes você vem e brinca e dá atenção e ele tem os melhores momentos da vida dele. 1/3 das vezes você não dá bola e 1/3 das vezes ele leva uma bronca. Ele não sabe o que vai acontecer na próxima vez, então ele late.

Tem 33% de chance de levar uma bronca. Mas tem 67% de chance de não acontecer nada ou de brincar. Então vamos latir!!! Você precisa ser muito consistente na maneira que você reage aos latidos do seu cachorro para evitar esse problema.

Agora vou te ensinar duas técnicas para ensinar seu cão a ficar quieto.

1‐ Pegue um dia que você está tranqüilo e com paciência, separe aquele petisco especial e escolha a hora do dia que ele mais late. Quando ele começar a latir, fale ‘Quieto’ ou ‘Shhh’ ou ‘Ah ah ah’, o que você quiser, e segure o petisco na frente do cachorro. Ele vai parar de latir, porque ele não consegue latir e cheirar o petisco ao mesmo tempo. Assim que ele parar, faça bastante carinho e repita o comando ‘Quieto’ algumas vezes. Depois que você e ele estiverem quietos por uns 5 segundos, fale ‘Muito bem’, dê‐lhe o petisco e faça a maior festa.

Você está reforçando o silêncio, não o latido. Então espere que ele fique quieto por pelo menos 5 segundos depois de falar alguns ‘Quietos’ para dar o reforço.

Se ele recomeçar a latir, não dê o reforço. Repita o processo diversas vezes, a repetição é fundamental nesse exercício. Pode demorar um tempo, pois você está ensinando a ficar quieto, ou seja, não fazer nada, e este é um conceito difícil para alguns cães.

Depois comece a esticar o período entre ficar quieto e dar o petisco para 7 segundos, 10, 15, 30 segundos, etc.

2‐ Se seu cachorro late para você quando você lhe dá uma ordem, isso pode ser um problema de liderança. Ele está respondendo "eu não vou obedecer". Nesse caso você pode usar um método de correção física. Veja bem, a idéia aqui não é ser violento, dolorido ou desumano. Quando seu cão está latindo, abaixe‐se ao nível dele, e segure firmemente seu focinho com uma ou duas mãos (não chacoalhe).

Ao mesmo tempo fale sua palavra‐comando, que pode ser ‘Quieto’, ‘Shh’ ou ‘Ah ah ah’. Segure até ele parar de fazer barulho (ele não vai conseguir latir com a boca fechada) e também até ele parar de resistir às suas mãos, tentando tirar a cabeça para trás. Esse método vai ajudar também a estabelecer sua dominância e esclarecer ao seu cão quem é o líder.

Esse pode não ser seu método preferido, pois envolve uma ação física, mas lembre-se: Cachorros não são crianças e eles se sentem mais seguros e confortáveis quando está bem claro quem é o líder da matilha que eles podem confiar. Seja qual for a situação ou o método utilizado, a repetição é que vai fazer funcionar.

Lembre‐se: nunca grite com ele "CHICO, FIQUE QUIETO". Para ele, você está latindo de volta e só vai estimulá‐lo ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário