- Visitantes -

Templates

Chiuaua

- TIPO FISÍCO -
O Chihuahua é inconfundível, com sua cabeça redonda e focinho liso. Suas orelhas são grandes e eretas quando está alerta. Em repouso, elas dobram 45º para o lado. Seu dorso é reto e um pouco longo. A raça pode ter dois tipos de pêlo: 1) curto, brilhante e de textura suave e 2) longo, liso ou ligeiramente ondulado, de textura suave e, preferencialmente, com subpêlo. Ambas as pelagens podem ser de todas as cores. Peso: 0,5 a 3 kg. A altura varia de acordo com o peso.

- HISTÓRIA -
O Chihuahua, que recebe o nome de um estado mexicano, é o menor cão que existe. Segundo algumas fontes, a raça pode ter surgido na América do Sul. Cães similares no tipo e no tamanho pode ter sido venerados pelos astecas como cães sagrados e, no século IV, criados pelos toltecas, que os chamavam de Techichi, e pelos incas. Mas, a origem de qualquer raça canina no continente sul-americano representa muitos mistérios aos historiadores. Se realmente existiram, sobretudo na civilização inca, teriam sido vistos pelos conquistadores espanhóis na sua chegada. Segundo alguns informes, os conquistadores só acharam, na sua chegada, variedades de roedores trepadores de árvore que, evidentemente, não foram os antepassados do Chihuahua atual. Outras fontes dizem que houve influência chinesa na raça para reduzir o seu tamanho. A raça como conhecemos hoje em dia descende da cria seleta americana.

- CARÁTER -
O Chihuahua é veloz, tem reflexos rápidos e não têm medo de correr em círculos ao redor de um cão com o dobro do seu tamanho. Tem muita energia e coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário