- Tipo físico -
Compacto e potente, de corpo robusto, tamanho mediano e linhas quadradas. A pelagem é dupla: a exterior é profusa e fina, nem sedosa, nem lanosa, e o subpêlo é fino e lanoso. Há um abundante e longo chumaço de pêlos na cabeça cobrindo os olhos. Possui barba na mandíbula inferior. As orelhas são caídas e em formato de V, com longos pêlos e não muito grudadas à cabeça. Os membros anteriores são retos. O tórax é ligeiramente redondo. Altura: 35 a 40 cm. Peso: 8 a 12 kg. São admitidas todas as cores.
- História -
Criados como mascote ou talismã, o Terrier Tibetano é uma das raças pequenas nativas do Tibete. No Vale Perdido, em uma área praticamente inacessível, moravam em monastérios como mascotes e eram dadas a viajantes aventureiros para dar-lhes boas sortes. Entre seus antepassados se encontram o cão da montanha de Kunlun do norte e o cão da Mongólia central. Muitos desses cães guiavam as ovelhas nas montanhas tendo o grande Mastin Tibetano como guardião. Os menores, não aptos como pastores, eram dados para os cuidados dos lamas tibetanos. Alguns eram (e ainda são) usados como guardiões e caçadores de objetos perdidos.
- Caráter -
O Tibetan Terrier é genioso, decidido e valente. Sua larga pelagem requer muitos cuidados. No verão tibetano, podem ser vistos tosados como as ovelhas.
Olá! Você conhece algum criador de Tibetan Terrier no RS ou SC?
ResponderExcluirDesconheço, sugiro procurar no site do Kennel Clube do RS, no link Criadores.
ResponderExcluir