- Visitantes -

Templates

SER O LÍDER

Cachorros precisam de limites e disciplina como qualquer criança e é isso que ele espera de você como chefe da matilha, é isso que está programado no cérebro deles.

Abaixo vou descrever alguns comportamentos que você sempre deve seguir com seu cachorro para deixar claro que você é o alfa:

1‐ Você e sua família sempre fazem as refeições primeiro, só depois alimente seu cão.

2‐ A sua cama é o lugar de dormir do alfa da casa. Seu cachorro não pode subir na sua cama, muito menos dormir lá. Eu acredito que os cachorros não devem dormir no quarto dos donos. Isso pode confundir a cabeça deles quanto à sua posição na hierarquia.

3‐ O cachorro também não deve subir no sofá, pelo mesmo motivo que na cama. O seu lugar de assistir TV no sofá é só seu. Se o seu cão está deitando no seu lugar ele está pondo a sua liderança à prova.

4‐ Quando você for sair ou entrar em casa, ou no carro, você e sua família entram primeiro. Só depois o cachorro entra ou sai.

Na maioria dos casos, é fácil estabelecer você como o alfa de sua casa. Se você sente que precisa deixar isso claro ao seu cachorro há alguns exercícios simples, mas que funcionam muito bem para mostrar sua dominância. Se o seu cachorro é novo em casa, você não terá problema algum com isso. Agora se ele já tiver ocupado o lugar de alfa, você vai ter que se esforçar um pouco mais. E como tudo na educação de seu cachorro, a persistência, a paciência e a consistência são a chave do sucesso.

Abaixo estão três exercícios que você deve fazer várias vezes durante o dia por pelo menos um mês.

1‐ Fique de pé sobre o seu cachorro com ele entre suas pernas. Passe suas mãos por baixo das patas dianteiras e cruze seus dedos na altura do peito. Levante as patas dianteiras dele do chão e segure seu cão nessa posição por pelo menos 15 segundos.

2‐ Segure seu cachorro firmemente e passe o seu dedo indicador para frente e para trás sobre o focinho dele por pelo menos 1 minuto enquanto você olha diretamente nos olhos dele. Se seu cachorro for grande e você não conseguir segurá‐lo com uma mão enquanto passa a outra no focinho, peça para outra pessoa segurá‐lo.

3‐ Coloque seu cachorro deitado no chão com suas patas de lado. Você fica atrás do cachorro, ou seja, na posição oposta à que as patas estão apontando. Segure seu pescoço firmemente com uma mão enquanto com a outra pressiona seu tórax no chão. Fique nessa posição por 2 ou 3 minutos.

Em nenhum dos exercícios a idéia é machucar seu cão, mas sim mostrar dominância.

ENSINE O COMANDO “NÃO”
O cão Alpha (líder de uma matilha) pode corrigir outro membro do grupo para não se aproximar de um recurso (comida, locais de repouso, fêmeas no cio, etc.) com um simples olhar de advertência. Você também poderá fazer isso, ensinando o seu cachorro a recuar ou manter distância de algo com apenas uma palavra dita em tom baixo e calmo, seguida ou não de um breve toque em seu corpo. É uma maneira maravilhosa de impressionar o seu cachorro com a sua liderança e pode ser uma maneira prática de impedir o seu cachorro de pegar um pedaço de comida que você acabou de deixar cair no chão, os brinquedos das crianças ou o seu sapato preferido!

Para um Equilíbrio mental e funcional do cão seguem abaixo os três procedimentos básicos que o cão necessita, devem ser exatamente nesta ordem:

- Exercícios físicos
(Ex. caminhada de aproximadamente 1 hora);

- Disciplina (Sempre, em todo e qualquer momento, você é o líder em tempo integral);

- Carinho (Nunca em excesso, e somente quando o cão obedecer a algum comando seu). Não existe carinho sem motivo. Excesso de carinho=mimo=problemas comportamentais.

Siga sempre essas regras, e sempre nesta ordem, seu cão vai agradecer. Ele depende de um grande líder.

8 comentários:

  1. Meu cachorro já tem 8 anos deu agora para destruir as almofadas da casa toda o que faço para ele parar de fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei uma pitbull com um pouco mais de dois meses, seguinte, ela não obedece nada, nem mesmo olha quando eu chamo ela, o que posso fazer pra mudar isso?

    ResponderExcluir
  3. Disciplina e educação, sugiro o acompanhamento de um profissional, pelo menos no início da educação e disciplina, depois tu mesmo poderá conduzir as situações. Deves ser e agir como o líder.

    ResponderExcluir
  4. Nunca esquecendo que o exercício físico diário é fundamental para o cão e minimiza bastante os problemas comportamentais.

    ResponderExcluir
  5. Estou com tres machos de idades diferentes, os dois que ja conviviam começaram a brigar agora e sem poder pagar um adestrador, comecei a ler sobre liderança. Hoje foi primeiro dia que me posicionei como loder, ja percebi uma grande mudança. Gostei dos exercicios de mostrar dominancia. Obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  6. Estou com tres machos de idades diferentes, os dois que ja conviviam começaram a brigar agora e sem poder pagar um adestrador, comecei a ler sobre liderança. Hoje foi primeiro dia que me posicionei como loder, ja percebi uma grande mudança. Gostei dos exercicios de mostrar dominancia. Obrigada pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, boa noite. Gostei de suas dicas. Estou com 5 cães (airedales) e está difícil controlar os três filhotes (10 meses). Obrigada. Vou começar a praticar com os filhotes conforme você ensinou. Obrigada novamente.

    ResponderExcluir